Aethusa cynapium – (Pequena Cicuta. Salsa do louco)

.
SINTOMAS MENTAIS DE AETHUSA CYNAPIUM
*** 1 – Não pode pensar, nem compreender, nem concentrar-se; é incapaz de fixar sua atenção, especialmente ao ler ou estudar, em crianças, ou em casos de excesso de trabalho ou antes de um exame (uma doses 200a. pela manhã do exame e outra antes do mesmo [Foubister]), com ansiedade e inquietude. “Como se uma barreira se interpusesse entre os objetos do mundo exterior e os órgãos dos sentidos” (Hering). Idiotia em crianças; oligofrenias, que às vezes alterna com furor.
* 2 – Delírio maníaco, raivoso; com alucinações: vê gatos, cães, ratos que correm, insetos.
3 – Está pior na obscuridade. Tem medo a fechar os olhos, de dormir; pensa que ao fechar os olhos pode não despertar-se mais.
* 4 – Tem impulsos de saltar pela janela, frequentemente com intenções suicidas.
5 – Triste quando está só. Fala com lentidão. Irritável ao ar livre.

SINTOMAS GERAIS DE AETHUSA CYNAPIUM
*** 6 – Transtornos de começo violento produzidos pela ingestão de leite. Crianças que não toleram o leite (ver 22), não o podem digerir.
*** 7 – Em crianças ou bebês alimentados desordenadamente, amamentados cada vez que choram; ou em adultos dispépticos que ferroam todo o dia. Durante a dentição; em verões muito quentes.
*** 8 – Grande debilidade: em criança que não pode estar parada, nem sentada, nem pode sustentar a cabeça, com grande prostração, esgotamento e sonolência intensa; dorme depois de vomitar, de defecar ou de uma convulsão. Configura o clássico quadro da intoxicação infantil, com rápido adelgaçamento.
** 9 – Convulsões em crianças, com o polegar metido no punho, rosto vermelho, olhos voltados para baixo, inconsciência, insensibilidade, olhada fixa, midríase, espuma bucal, mandíbulas apertadas. Convulsões leves ou rotação de olhos ao dormir.
* 10 – Completa ausência de sede.
* 11 – Pior: de 3 a 4 a. m.; no verão; por café; pelo calor da cama; por água fria, melhor caminhando ao ar livre e pela conversação, em companhia.

DESEJOS E AVERSÕES DE AETHUSA CYNAPIUM
* 12 – Aversão ao leite.
13 – Deseja vinho, que lhe agrava.

SINTOMAS PARTICULARES DE AETHUSA CYNAPIUM
** 14 – Vertigem com sonolência e palpitação, não pode levantar a cabeça, que lhe aquece ao cessar a vertigem; pior olhando para cima. Cefaleia pressiva na frente (frontal), como apertado por uma banda ou um torno. Não pode sustentar erguida a cabeça. Tem a sensação de que lhe puxão o cabelo. Cefaleias periódicas. Os sintomas cefálicos melhoram expulsando flatos ou movendo o ventre. Sensação de ter a cabeça inchada, rosto e mãos ao lavar-se ou entrar em uma habitação.
* 15 – Fotofobia crônica. Olhos salientes e brilhantes; ou voltados para baixo (ver 9). Blefarite crônica nas bordas. Hipertrofia das glândulas de Meibomius.
16 – Obstrução dos ouvidos. Sente como se fora algo quente.
* 17 – Erupção herpética na ponta do nariz. Frequente desejo ineficaz de espirrar. Obstrução com muco espesso.
*** 18 – Marcada acentuação das estrias nasolabiais, que dá ao rosto uma expressão de grande ansiedade e dor.
* 19 – Adenopatias no pescoço e nuca, em rosário.
* 20 – Sente a língua muito grande, ou seca, ou bem úmida, e branca depois de tomar leite. Sialorreia. Aftas. Gosto: doce, salgado, amargo, a queijo, a cebolas.
21 – Aftas na garganta, não pode engolir.
*** 22 – Há uma total intolerância ao leite, sobre tudo em crianças ou bebês: vomita com brusco e violento esforço, em jato, o leite que acaba de tomar, líquido ou, se é depois de um tempo, em grandes coágulos, amarelados ou esverdeados, ácidos, caindo suado, debilitado, cansado e sonolento por um tempo, ou dorme. Ao despertar, tem fome de novo, come e volta a vomitar. Em adultos que regurgitam a comida uma hora depois de ingeri-a, “é inetimável” (Guernsey). Náuseas ao ver a comida. Vômitos violentos e bruscos, durante a dentição, de uma substância leitosa, espumosa, ou um líquido amarelo, seguido de leite qualhado, como queijo. Dores desgarrantes no epigástrio, que vão ao esôfago.
23 – Cólicas, com sensação subjetiva e objetiva no ventre, que está sensível.
** 24 – Diarreia esverdeada, aquosa, com tenesmo violento antes ou depois, seguida de sonho. Cólera infantil ou em velhos. Constipação obstinada.
25 – Enurese com vômitos de leite cortada.
* 26 – Menstruação suprimida por banhar-se.
* 27 – Escoriação entre as coxas por caminhar. Rigidez de cotovelos. Adenopatia axilar. Erupções pruriginosas periarticulares ou nas dobras. Formigamento nos ossos dos membros inferiores. Encolhe as pernas ao elevar os braços.
28 – Equimose em todo o corpo. Manchas azuis e negras. Anasarca.
*** 29 – Se dorme depois de vomitar, de defecar ou de ter uma convulsão. Sonho com sacudidas violentas.
** 30 – Grande febre, sem sede. Toda a superfície do corpo está fria e coberta de um suor pegajoso. A criança quer estar bem coberta quando transpira.

COMPLEMENTARES: Calcarea Carbonica.

.
Voltar:
https://www.csterapias.com.br/index.php/remedio-homeopatico/
.

Curso de Homeopatia
.
https://www.csterapias.com.br/index.php/cursos/ – Curso de Homeopatia
.

https://www.csterapias.com.br/index.php/doencas-cronicas/ – Homeopatia e Doenças Crônicas e Agudas
.

Visite-nos:
www.csterapias.com.br – Visite-nos e conheça a Homeopatia.
.

Aethusa cynapium
Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *