Elemento CINNABARIS

(Cinábrio – Sulfato de Mercúrio)

 

SINTOMAS MENTAIS DE CINNABARIS

1 Indolência, com indisposição para o trabalho mental. Sente plenitude na cabeça pelo trabalho.

2 Deseja estar só. É facilmente irritável,

3 Esquecido; se esquece de coisas que tem acontecido.

SINTOMAS GERAIS DE CINNABARIS

** 4 É um antisifilítico e um antisicótico simultaneamente, o que se manifesta em forma de lesões sifilíticas primarias (ver 19) e secundárias (ver 26), e através das múltiplas excrescências em forma de condilomas (ver 19) e verrugas (ver 26) que se incluem em sua sintomatologia.

** 5 Dores pressivas nos ossos do crânio, do nariz ou dos membros, com hipersensibilidade ao menor contato (Hep. s.)

** 6 Cor vermelha intensa (é a cor da droga) de todas as lesões, inflamatórias ou não.

* 7 Pior: no verão; à noite; caminhando; por mudança de tempo; deitado do lado direito (sente que todo o conteúdo do corpo vai para esse lado); depois de dormir; pela luz; pelo contato; pela umidade. Melhor: ao ar livre; em repouso; depois de jantar; ao sol.

* 8 Cansaço, prostração antes de comer, que melhora ao ar livre.

9 Hemorragias.

SINTOMAS PARTICULARES DE CINNABARIS

* 10 Cefaleia violenta; não pode levantar a cabeça da almofada; melhor pela pressão. Tonturas ao levantar-se pela manhã, agachando-se, com náuseas. Congestão sanguínea da cabeça, mais no vértex, pior depois de comer. Cefaleia frontal e no vértex ao despertar pela manhã, pior deitado à esquerda e de costas; melhor ao dar voltas à direita ou levantar-se. Sensibilidade dolorosa do crânio e do cabelo ao ser tocado.

** 11 Dores agudas, severas, nos ossos da órbita, pior no ducto lagrimal, com olhos intensamente vermelhos. Dores perioculares que vão do ângulo interno ao externo, ou às têmporas, ou ouvidos e pelas sobrancelhas. Nevralgia ciliar. Irite sifilítica. Queratite. Olhos inflamados, doloridos, com lacrimejamento ao fixar a vista. Dor pulsante no orifício lacrimal da pálpebra superior. Pálpebras vermelhas e granuladas.

12 Ruídos nos ouvidos com rosto inchado, depois de comer. Erupção escamosa da orelha direita, com prurido.

* 13 Dores pressivas no dorso do nariz, como se tivesse posto óculos pesados na raiz do nariz, com irradiação aos ossos do rosto, mucosidade espessa e frequentemente epistaxe. Cefaleia com epistaxe. Coriza violenta com secreção líquida queimante. Sensação de algo metálico e frio na raiz nasal. Prurido nasal com epistaxe ao assuar-se. Descarga nasal posterior, catarro nasofaríngeo aderente.

14 Rosto quente, inchado, mais ao redor dos olhos. Comissuras labiais rachadas, lastimadas. Rosto vermelho púrpura.

15 Língua branca de manhã. Úlceras na língua, ponta e bordas. Sialorreia; saliva espumosa. Gosto amargo ou pútrido de manhã. Boca e garganta secas. Contração na garganta ao engolir. Garganta inchada e seca, com amígdalas inchadas. Ulcerações.

* 16 Apetite aumentado. Calor no estômago à noite. Dor gástrica. Náuseas com regurgitações aquosas, melhor arrotando.

* 17 Calor no ventre, com grande flatulência. Fezes macias, sanguinolentas ou esverdeadas, precedidas de pontadas no ventre. Formigamento anal. Pequenas acnes perianais com ardor e prurido. Prolapso retal ao defecar. Manchas vermelhas. Condilomas anais.

18 Dor uretral ao urinar; desperta-o à noite. Urina aquosa, frequente e copiosa; à noite.

*** 19 Prepúcio muito vermelho. Prurido violento na glande e prepúcio. Inchação do pênis, glande e prepúcio; supuração em baixo do prepúcio. Condilomas ou excrescências nos genitais, fétidos e que sangram ao tocá-los; no pênis em forma de leque, úmidos, ardem, ferroam e sangram; na glande; no prepúcio; no freio. Cancros sifilíticos no pênis, glande e prepúcio; duros, elevados, muito vermelhos; com adenopatias (bubões) inguinais. Blenorragia crônica com secreção esverdeada ou amarelada. Endurecimento dos testículos. Pequenos pontos vermelhos brilhantes na glande. Grande excitação sexual com intensas ereções, com grande sede e apetite. Suores fétidos e corrosivos entre o escroto e as coxas, caminhando. Fimose; com supuração.

20 Fluxo sanguinolento, copioso, purulento ou amarelo; com sensação de pesadez na vagina. Falsas dores de parto.

21 Sífilis laríngea; Rouquidão ao anoitecer. Dispneia. Tosse seca por cócegas, pior deitado, melhor ao erguer-se. Opressão no peito, melhor ao distendê-lo. Dores pulsáteis no tórax, mais ao caminhar.

22 Dor desde a nuca ao occipício, ao dirigir a cabeça para trás. Dores nas vértebras cervicais. Contratura nos músculos da nuca. Dor na coluna por inspiração profunda.

* 23 Dor no ombro esquerdo. Dor no braço direito como se fosse romper-se. Dores desgarrantes nos braços ao escrever, melhor por calor local. Adormecem: o antebraço esquerdo e munheca. Articulações dos dedos das mãos, vermelhas. Dor desgarrante nas pernas. Dor no tendão de Aquiles, pior ao caminhar. Exostose e nódulos nas tíbias. Dor nas coxas, pior à noite. Prurido violento no rosto interna dos membros inferiores, mais nas articulações, pior à noite. Suores profusos, ofensivos, entre as coxas, caminhando. Dor reumática no joelho direito, pior minando e ascendendo, melhor em repouso. Dor reumática nos ossos largos, pior ao descer pela pressão atmosférica. Frio nas articulações. Pés frios.

24 Sonolência de dia, insônia à noite. Insônia por grande fluxo de pensamentos cambiantes (alternantes). Insônia noturna que não produz fadiga. Fala dormindo. Pesadelos depois de meia noite.

25 Calafrios em uma habitação quente. Sua mais ao meio dia.

** 26 Prurido em diversas partes do corpo. Pele vermelha. Pápulas vermelhas sem prurido. Sífilis escamosas e vesiculares. Úlceras muito vermelhas; gangrenosas. Cancros sifilíticos. Condilomas. Cor vermelha intensa das pápulas, condilomas e verrugas; com prurido ou comichões intensos; que sangram; ardem; em leque; sifilíticos.

COMPLEMENTARES: Syphilinum. Thuya.

MM

– Traduzido de www.homeopatiageneral.com – ajude-nos caso encontre erro de tradução

.
Voltar
https://www.csterapias.com.br/index.php/remedio-homeopatico
.
Curso de Homeopatia
.

https://www.csterapias.com.br/index.php/cursos
.

Cinnabaris
Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *